INTRODUÇÃO - ASSIM DIZ O SENHOR

Assim diz o senhor livro

ASSIM DIZ O SENHOR 

Existe por parte de um grande número de bons irmãos de outras religiões um pensamento equivocado a respeito da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pequena grande igreja, relativamente nova (iniciou-se em 1.863), e que prega o evangelho em 213 países (mais que as grandes corporações evangélicas) e em muitas ilhas, sendo que, em algumas, são todos os seus habitantes da mesma fé, parando portanto, todas as atividades no Sábado, com exceção dos hospitais.

Esta Igreja, trezentos anos mais nova que as grandes Igrejas Cristãs, tem-se constituído em uma "estrutura internacional, adaptável às diferentes culturas e circunstâncias geográficas. Uma rede intercontinental de escolas, colégios e universidades, orientados pelos princípios de uma filosofia divinamente inspirada.


Uma cadeia multinacional de hospitais, clinicas e ambulatórios, nos quais os pacientes recebem a terapêutica para as enfermidades do corpo e o bálsamo divino para as enfermidades da alma. 

Um expressivo conjunto de Casas Publicadoras dispersas por todos os quadrantes da Terra, produzindo literatura com a mensagem de redenção para um mundo sem esperança. " (São 59 as Editoras Adventistas, e a brasileira recebeu em 1982 e nos anos subseqüentes o troféu Qualidade do Brasil na área da indústria gráfica pelo International Exporter's Service).

Esta Igreja, cujos membros estão conscientizados de serem os únicos religiosos que trazem no próprio nome (Adventistas do Sétimo Dia) o fundamento de sua mensagem, cujo concerto doutrinário motiva a pressa e urgência, tem percorrido um século de "gloriosa caminhada missionária e evangelística", advertindo o mundo da iminente volta do Senhor, realçando a santidade e vigência dos mandamentos de Deus, e restaurando as verdades que uma vez foram lançadas por terra (Dan. 8: 12; 7:25), constituindo-se, pois, em "reparador das rupturas, e restaurador de veredas. " Isaías 58:12.

Sim, esta Igreja que ama ao Senhor e ao próximo, que possui uma mensagem definida e a ela se dedica, tem sido incompreendida, tomando-se alvo das mais desamorosas críticas, sem que dela partisse qualquer acusação. Simplesmente porque ama e prega a vigência da Lei Moral e a santidade do Sábado!

Pois bem, a dificuldade reside no total desconhecimento desse movimento. sua atividade religiosa, e de sua benéfica influência ao redor do globo terrestre, bem como sua fantástica obra mundial, de assistência social ao desvalido, onde são empregados aviões, lanchas, ambulâncias, caminhões, clínicas rodantes, hospitais, sanatórios, orfanatos, asilos, remédios e alimentos.

A ADRA (Associação de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais) órgão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sediado nos EUA, vinha alimentando 5.000 etíopes diariamente, antes que o drama da Etiópia despertasse a atenção do mundo.

Em nosso país, a ASA (Assistência Social Adventista) já mereceu do Governo Brasileiro várias moções honrosas em Câmaras Estaduais, Municipais e no Congresso Nacional. O Pastor Scofield, capitão de uma das lanchas hospitalares adventistas, for condecorado com a medalha da "Ordem dos Inconfidentes", pelo então governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto. 

Também o Pastor Léo Hallwell e sua esposa Jessie receberaiu do Governo Brasileiro a Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul, pelos 25 anos de serviços prestados ao povo a bordo da Lancha Luzeiro 1. "Esta foi a primeira vez, na história do país, que uma mulher foi condecorada com a Comenda Nacional". Em 1981 a ASA mereceu da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no Brasil, um selo comemorativo de seus 50 anos de imenso trabalho em favor de nossos patrícios.

Este povo, que recebeu merecidamente o cognome de "povo da Bíblia" por alcançar sempre os primeiros lugares nos concursos biblicos nacionais e internacionais (ver pág. 612), tem sido, injustamente, atacado sem piedade, não somente pelas palavras proferidas pessoalmente, nos púlpitos, mas vorazmente em folhetos e livros aos montões, quase todos estribando-se nos escritos paulinos, onde pensam escudar-se, a fim de lançar à benfazeja Igreja Adventista do Sétimo Dia a pecha de "seita herética de sabatistas".

Tenho lido dos mais diferentes ramos protestantes, acusações tão duras, estranhas e cortantes no povo que Deus achou por bem levantar esta Terra (Apoc. 4:12), que me levaram a copiosas lágrimas. Cristianismo é amor. Só o amor despertará interesse pelo evangelho e nunca os melhores e mais contundentes argumentos sabre Lei ou Graça.

Um destes inflamados escritores evangélicos, chegou ao ponto de dizer que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma "heresia defecada do cristianismo". Esta dolorosa afimação, parte de um coração sincero, não descreio, porém, ela não é verdadeira. Procure nos conhecer. Você terá surpresas.

Por uma feliz ironia do destino, um outro escritor, que brandiu sua pena de forma impiedosa contra este povinho do Senhor, esteve internado no Hospital Adventista Silvestre/RJ, sendo tratado comi todo amor e consideração.

Na área de saúde é a Igreja Adventista que finca os pés no chão em favor do povo brasileiro, com uma rede hospitalar de altíssima qualidade em medicina preventiva e curativa com elevado conceito e reconhecimento geral.

É em hospital adventista que se trata dos doentes do pênfigo (fogo selvagem) do Brasil, reconhecido e incentivado plenamente pelo Governo Brasileiro.

Foi no Hospital Adventista Silvestre (RJ) que se deu o primeiro transplante de pâncreas do mundo. Por este hospital escolhido pelas figuras reais inglesas quando em visita ao Brasil. 

Há em nosso país atualmente, 10 grandes Hospitais Adventistas, além das múltiplas clínicas móveis e fixas, espalhadas neste solo querido, e mais 502 unidades hospitalares ao redor do mundo. O Hospital de Loma Linda na Califórnia (EUA) é onde especialistas de todo o mundo realizam pesquisas científicas, transplantes e as mais intrncadas cirurgias do corpo humano.

A Golden Cross foi fundada por um Adventista que hoje ocupa o lugar de presidente de honra. Os produtos Superbom, alimentos puros e integrais, recomendados par médicos e cientistas, cuja pureza é absoluta e absoluta a honestidade em sua fabricação e nos valores protéicos, que recebem medalhas e prêmos ao redor do mundo, também são fabricados pela Igreja Adventista.

Só no Brasil, há mais de 50 altos ininterruptos, A Voz da Profecia lança no ar "uma mensagem de fé e esperança que anuncia a Volta de Jesus", tendo já levado cerca de duzentas mil pessoas aos pés de Cristo. Na atualidade, 400 emisoras no Brasil transmitem este querido programa senanal, e muitas, diariamente, penetrando em 4.000 municípios. (A Revista Veja nº 794 de 23/11/83, dedicou duas páginas inteiras ao programa radiofônico A Voz da Profecia).

O programa de TV Fé Para Hoje há 12 anos pioneiro neste setor da evangelização, em São Paulo, foi substituído pelo Encontro Com a Vida e levado ao vídeo por uma cadeia de televisão, diariamente. O Programa Está Escrito, é levado ao ar, aos domingos às 9:00 hs, em cadeia nacional de televisão, conquistando corações para Jesus. Este programa tem um enfoque criativo e bastaiite atual.

O IBOPE conferiu-lhe o primeiro lugar no Brasil. O também pioneiro Telepaz, o telefone da paz, que salva vidas instantaneamente, faz parte da filosofia da salvação in totum do homem, nesta igreja.

O SISAC, Sistema Adventista Brasileiro de Comunicação, faz parte do Sistema Adventista Internacional Global de evangelização. A sede do SISAC fica em Friburgo/RJ, e ocupa uma área de 18 mil metros quadrados. Num dos três edifícios funciona o estúdio e o centro operacioiial de TV. Noutro edificio, estão centralizados a administração, a Rede ADSAT Novo Tempo, A Voz da Profecia, o Está Escrito e a Escola Bíblica. Noutro edifício está o estúdio de gravação e o Departamento Comercial.

Em meio a este belíssimo complexo de comunicação de massa, está a Praça das Parabólicas dotadas de quatro super antenas: duas para traiismissão e duas para recepção.

O SISAC realiza suns transmissões de rádio e TV através do possante e exclusivo Satélite Intelsar 709. São 20 MHTZ de capacidade e potência disponíveis para até três canais de vídeo e 12 de áudio, alcançando toda a América do Sul, América Central e América do Norte, exceto sua Costa Oeste.

INTERPRETAÇÃO DIVINA

Deus jamais permitirá que Sua Palawa seja interpretada por qualquer agente humano. Diz ela: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." II Pedro 1:20.

"Buscai no livro do Senhor e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem mesmo uma faltará; porque a minha própria boca o ordenou, e o meu Espirito mesmo as ajuntará." Isaías 34:16.

Observe, então, que o interpretador das Escrituras Sagradas é o próprio Espirito que as inspirou. Então deverá haver uma maneira especifica de estudar e compreender a Biblia, não é?

"Eis o que achei, diz o pregador conferindo uma coisa com outra para a respeito delas formar o seu juízo." Edesiastes 7:27.

E isso, irmãos, é uma sagrada verdade e quem no-la apresenta é o messiânico profeta Isaias, nas cristalinas palavras e de maneira singular, veja:

"Porque é mandamento sabre mandamento, mandamento sabre mandamento; regra sabre regra, regra sobre regra; im pouco aqui um pouco ali." Isaías 28: 10.

Como se vê, é escusada a feitura humana na interpretação daquilo quo é divino. Do Céu veio a Escritura, de lá virá sua interpretação.

Se já está esclarecido quo a interpretação deverá ser sempre pela própria Bíblia e que para descobri-la teremos que comparar os textos, fica válida a preciosa afirmação do Senhor Jesus, e realça a tristeza do profeta Oséias:

"Examinai as Escrituras, porque vós cuidais encontrar nelas a vida eterna, e são elas que testificam de Mim." João 5:3 9.

"O Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento." Oséias 4:6.

O estudo da Biblia éessencial à vida cristã, mas leia este conselho: “Jamais tente pesquisar as Escrituras a menos que esteja pronto a ouvir, a menos que esteja pronto a aprender, a menos que esteja pronto para ouvir a palavra de Deus como a sua própria voz falando diretamente a você por meio dos Seus profetas vivos.” – Ellen G. White, The Seven DaV Bible Commentary, vol. 7, pág. 919.

Portanto, tendo já um princípio, mais fácil ficará o caminhar; deveremos pois, sem tardança, ao tentar descobrir a verdade sobre um determinado texto, colocar em pauta e nunca esquecer o que quer ensinar o versículo, o capítulo, o livro, a parábola, a epístola, etc.

A História Universal, Dicionário Bíblico, Concordânda Bíblica, Atlas Bíblico, traduções modernas (cuidado cam as traduções preconceituosas), devem ser sempre consultados, para provar a autenticidade dos fatos, e, em alguns casos, facilitar, situar e reviver o momento bíblico. É indispenshvel utilizar-se a seguinte regra:

Estudar cada assunto separadamente.

Nunca interpretar um versículo isoladamente do contexto. (Quando há dificuldade para entender-se o verso, lê-se o capítulo. Persistindo a dificuldade, lê-se o livro focado, e se preciso ainda, lê-se toda a Biblia.)

Nunca entender uma parábola literalmente. Parábola é "uma narração alegórica."

Para entender um versículo, preciso será "perguntar" ao próprio versículo: onde, por que, quando e para que foi escrito.

Embora as lições de todos os versículos biblicos sejam sem fim, isto é, passam de geração a geração, perpetuando-se na eternidade, porém, em muitos acontecimentos elas tiveram mais peso e de mais necessidade foram, levando em conta a época, o momento, a necessidade e dificuldade regionais que predominavam quando foram escritos.

Para exemplificar, basta ler I Corintios 5 e se verá ali uma igreja com a terrível facilidade de descambar para o pecado hediondo de adultério entre os próprios familiares. Paulo então a ela se dirige de maneira contundente. Hoje a mensagem do capítulo permanece válida, embora tal pecado não reine na Igreja Cristã.

Por outro lado, já com a Igreja da Galácia, nota-se a infiltração de dogmas cerimoniais abolidos por Cristo, introduzidos pelos judaizantes e o apóstolo novamente segura a chibata, porém de forma diferente. Em ambos os casos, necessário fora correção, e essa, executada de forma distinta. Hoje, o versículo continua existindo e falando; porém, não tem o mesmo peso quo teve naquela ocasão, pois não há mais judaizantes na Igreja Cristã. 

A mensagem de Paulo deve ser interpretada levando em conta a dificuldade existente na época. O problema do véu, por exemplo, não foi facado por ele em todas as igrejas, mas somente naquela que com ele se imiscuiu: Corinto.

ISOLAR TEXTOS BÍBLICOS

Muitos tiram, hoje, conclusões precipitadas das epístolas de Paulo, baseando-se em textos isolados. Este não é o caminho certo. Aliás, o próprio apóstolo Pedro já percebera isso; ouça:

II Pedro 3:16 – "Falando disto, como em todas as epístolas, entre as quais há pontos dificeis de entender que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras; para sua própria perdição."

Por favor, compreenda que é gravissima a afirmação de Pedro. Parafraseando-o, ele quer dizer que há cristãos que estão com a Bíblia na mão, participam da igreja, falam do evangelho, mas... seu fim é o que afirma o Senhor Jesus, ouça:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mateus 7:21-23.

Pense nisso com carinho!?

SINCERIDADE ACIMA DE TUDO

O sincero estudante do Livro Santo não deve aceitar a mensagem isolada do verso bíblico para determinar sua convicção religiosa, pois que, assim, vai laborar em erro, e, fatalmente, deixará de descobrir as maravilhosas jóias do tesouro do Senhor. Somente o estudo profundo, comparado, com meditação e oração fortalece também a fé de que não há contradição da Bíblia.

A sinceridade de coração é a maneira qee temos de dizer ao Espírito Santo: Habita em mim! Faze a obra em mim! Imprime tua verdade em mim!

Às vezes, por circunstâncias várias, algém não abre mão do preconceiio, e imipede a operação maravilhosa do Espírito Santo. Foi o que sucedeu com um irmão, observvador do domingo, que referindo-se ao livro Assim Diz O Senhor, disse categoricamente:

"Este livro pode apresentar mil provas a favor do Sábado, mas não o aceito."

Que pena, não está ele querendo ser guiado pelo Espírito a toda Verdade. Evidentemente, se o estudo feito, comparando-se os textos, dentro de uma perfeita exegese financia a validade do Sábado, como iremos negá-lo? Nós não devemos deixar que o preconceito empane o brilho da verdade bíblica.

Vamos rever o caso de Caim!

Deus havia determinado que a oferta a ser oferecida era um animal, pois havia a necessidade do derramamento de sangue, cujo símbolo apontava para o Cordeiro de Deus que um dia substituiria esta oferta. Embora sabendo disso, pois lhe era ensinado diariamente por seus pais, Caim ofereceu o quê? – Frutas,

– Simplesmente Caim ofereceu frutas. As maiores, suculentas, vistosas. Eram as melhores, dizia, e pronto. De que adiantou? Tragicamente substituiu a vontade de Deus pela sua própria vontade e estava tudo bem, pensava.

Muitos irmãos, imperceptivelmente agem assim, procurando dar o seu melhor, poré, é o “melhor" que pode não agradar o Senhor.

Creio que neste momento, far-nos-á profundamente bem, o presente conselho de uma mulher extraordinária, Ellen G. White. Disse ela:

"Cumpre-nos exercer todas as faculdades do espírito no estudo das Escrituras, e aplicar o intelecto em compreender as profundas coisas de Deus, tanto quanto possam fazer os mortais; não devemos, contudo, nos esquecer de que a docilidade e submissão da criança é o verdadeiro espírito do aprendiz. 

... Muitas porções das Escrituras que homens doutos declaram ser mistério, ou que não consideram como tendo importância, estão repletas de conforto e instrução para aquele que aprender na escola de Cristo. Um dos motivos por que muitos teólogos não têm compreensão mais clara da Palavra de Deus é o cerrarem os olhos às verdades que não desejam praticar.” – Grande Conflito, pág. 599, grifos meus 

É meu  sincero desejo que façamos do contexto o liame que salvaguarda o sentimento do escritor biblico quando tomou sua pena para escrever a carta de Deus, e que coloquemos na moldura de nosso coração espalhado pelos escaninhos da alma e mente a mensagem de II Coríntios 13:8: "Porque nada podemos contra a Verdade, senão pela Verdade."

Você vai estudar a partir do próximo capítulo, assuntos interessantes, porém, não o faça sem meditar profundamente nesta singela declaração, de um homem sincero. Ouça: 

“Sou batista, não por fanatismo, mas por convicção. Contudo não me considero fanático. Já fui ‘padre’ e abandonar tudo aquilo. Minha convicção batista parte de eu haver adotado a Bíblia como Única Regra de Fé e Prática. Excluo, por conseguinte, toda e qualquer outra Fonte de revelação Divina. 

Pois bem, se um dia alguém me demonstrar que a minha atual Denominação crê diversamente dos ensinos das Escrituras e me mostrar outro grupo que crê corretamente em tudo conforme a Palavra de Deus ensina, não terei dúvida alguma em deixar de ser batista..." – Dr. Aníbal Pereira dos Reis, Católicos Carismáticos e Pentecostais Católicos, pág. 8. Grifos meus.

Eu também fui batista, com santo orgulho o afirmo, e trabalhei com emoção para Jesus, com o pastor Mario Daniel de Lima, na Igreja Batista em Alegria, Rua Ubatinga, 73, São Cristóvão/RJ, e por ocasião da Campanha Evangelistica de Billy Graham, na década de 1960, levei dezenas de pessoas ao Maracanã. Mas, não resisti a Verdade, quando a descobri.

Você pode ser batista, católico, metodista, presbiteriano, espírita, pentecostal, judeu, muçulmano, etc. Não importa! Deus colocou dentro de nós este anelo de pesquisar Sua palavra, pois isso produz o relacionamento de amor que Ele deseja ter conosco. Portanto, não esqueça: Cristianismo é carreira. Carreira cristã. E progredir na Luz coma diz o pregador:

Provérbios 4:18 "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."

Amado, não rejeite a luz, se você a encontrar nesta pesquisa que faremos a partir daqui. 

Que Deus o abençoe!

0 Comments

Postar um comentário